quinta-feira, 11 de julho de 2013

Lixo reciclável é trocado por alimentos orgânicos no México

Débora Spitzcovsky 
mercado-trueque-reciclaveis-alimentos-600
Que tal trocar materiais recicláveis por frutas, verduras e legumes fresquinhos? Essa é a proposta que a prefeitura da Cidade do México fez aos moradores locais ao criar oMercado de TruequeVocê não aceitaria?
Trata-se de um mercado de escambo itinerante, que acontece uma vez a cada 30 dias, sempre no segundo domingo do mês, em diferentes regiões do município. Os moradores levam seus recicláveis ao local – são aceitos vidros, papeis, alumínios, garrafas PET, papelões, embalagens longa vida e eletrônicos – e, em resposta, recebem pontos verdespara comprar o que quiserem na feira de alimentos orgânicos que tem ao lado do posto de troca.
A ideia é incentivar a cultura da reciclagem entre a população da Cidade de México –onde já existe até lei para assegurar a separação correta de lixo – e, de quebra, incentivar a agricultura local. Além de escoar a safra com mais facilidade, os produtores lucram com a iniciativa, já que o governo paga um pouco a mais pelos alimentos do que o mercado normal – e, de quebra, a população tem uma dieta mais saudável.
O Mercado de Trueque tem feito sucesso entre os mexicanos, atraindo cerca de duas mil pessoas por mês. Todo o material reciclável arrecadado com a iniciativa é encaminhado pela prefeitura a empresas especializadas de reciclagem, diminuindo a quantidade de lixo na cidade.
No Brasil, na cidade paulista de Jundiaí, tem ação parecida, que já noticiamos no blog. É aDelícia de Reciclagem, em que hortaliças cultivadas pela prefeitura são distribuídas à população, em troca de materiais recicláveis. Saiba mais em: Delícia de Reciclagem: moradores de Jundiaí trocam recicláveis por verduras e legumes.
Foto: Divulgação/Mercado de Trueque

Nenhum comentário: