quarta-feira, 31 de julho de 2013

pimp
Foto: Pimp My Carroça.
Você já pensou nos catadores de materiais recicláveis e na ajuda que eles dão para a sociedade? O Pimp My Carroça é um projeto social, ambiental e cultural, que busca tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, melhorando suas carroças e sua autoestima, por meio da arte. Com ele, carroças passam por reforma estrutural e ganham melhoria visual com artes de grafiteiros parceiros.
O idealizador do projeto é o grafiteiro Mundano. Ele percebeu que a pintura de frases de efeito nas carroças aumentava a interação das pessoas com estes trabalhadores, deixando-os mais felizes e diminuindo o preconceito. Assim, Mundano tornou o projeto coletivo, com o Pimp My Carroça, um dia festivo de atendimento aos catadores, tornando as carroças instrumentos de trabalho seguros, práticos e mais bonitos.
Falamos com Mundano e Mel Duarte, comunicadora e pesquisadora de conteúdo do projeto. Confira:
Instituto Brokfield: Qual a contribuição do Pimp My Carroça para os catadores informais?
Mundano: O Pimp My Carroça é um marco na história dos catadores no Brasil e contribuiu muito para abrir a cabeça das pessoas em relação à importância do trabalho deles. Abrimos o diálogo com a sociedade e, assim, até a mídia está, aos poucos, parando de chamá-los de “catadores de lixo”, e sim de catadores de materiais recicláveis e até agentes ambientais. Temos incontáveis relatos de pessoas que passaram a ver, respeitar e interagir positivamente com eles. Esse ótimo resultado é o nosso combustível para continuar nessa luta.
Instituto Brookfield: O que falta para conscientizar mais as pessoas e o governo em relação aos catadores e à gestão dos materiais recicláveis?
Mundano: Falta entender que, no “lixo”, está a grande oportunidade para resolvermos os problemas sociais e ambientais do Brasil. O “lixo” pode ser considerado a matéria-prima mais abundante e em crescimento do mundo. Desse modo, entendendo a catação como uma prestação de serviço para toda sociedade, podemos remunerar dignamente esses profissionais e oferecer mais segurança e tecnologia ao seu trabalho, que é um benefício coletivo.
Instituto Brookfield: Há muitas histórias de transformação após o contato do Pimp My Carroça com eles?
Mel Duarte: O que alguns dos catadores comentam conosco é que, depois da frase grafitada, as pessoas buzinam bem menos e param para conversar com eles a respeito. Às vezes, pedem para tirar foto, filmar e, no fim, eles acabam tendo uma atenção que não tinham antes, da população. Com isso, a procura pelo seu serviço aumenta também, uma vez que o catador tem um telefone e este é escrito na carroça.
O evento já aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo, a cidade deCuritiba (PR) está se mobilizando para realizar o Pimp Curitiba 2013agora no segundo semestre.
Assista ao documentário sobre o Pimp My Carroça e conheça mais sobre o projeto!
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Gabriela WernerSustentabilidade: O que a sua empresa perde sem ela?

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Além da possibilidade de torná-la melhor e mais lucrativa, há 4 razões principais para colocar a sustentabilidade em prática em áreas-chave da sua empresa. Conheça.
Já reparou como é comum encontrar a aba "sustentabilidade" nos sites das empresas? E que todas as grandes publicações de negócios, como Época Negócios, Exame e Fast Company, falam do tema com frequência, muitas vezes dedicando edições inteiras ao assunto?
Os exemplos ainda não são abundantes, mas a motivação para colocar a sustentabilidade em prática em áreas-chave do negócio está muito clara: torná-lo melhor e mais lucrativo.
Conheça 4 razões que chamam a atenção de CEOs e CFOs.
1. Consolidar a cultura de desperdício zero
Esta é sempre uma excelente porta de entrada. Quando falamos de desperdícios, não estamos falando apenas de resíduos, mas também de problemas de qualidade, entregas erradas para clientes e relatórios que precisam ser refeitos. Todas estas atividades são prejudiciais ao resultado, pois geram custos desnecessários, clientes insatisfeitos, funcionários impacientes e impactos ambientais negativos.
Em 1995, a empresa de carpetes InterfaceFlor colocou o desperdício zero no centro do seu planejamento. De lá para cá, inovou em processos e design, reduziu em 94% os seus resíduos, economizou US$ 400 milhões e dobrou seu lucro.
2. Gerar novas fontes de receita
É claro que sustentabilidade não é o único caminho para inovar e gerar novos negócios. Agora, se considerarmos que vários dos grandes problemas que vivemos hoje estão relacionados com sustentabilidade – indisponibilidade de energia, desastres climáticos, má distribuição de alimentos, centros urbanos superpopulosos, pobreza – perceberemos o tamanho da oportunidade de negócios.
Pensando nisso, empresas tradicionais vêm criando linhas inteiras de novos negócios. A CEMEX, uma das gigantes de cimento mundial, lançou um produto para aumentar o isolamento térmico das construções e diminuir o consumo de energia em 20%; inovou no modelo de negócios e criou uma consultoria em construção sustentável; e expandiu seu programa de construções populares, que conta com um modelo de apoio técnico e crédito solidário que teve 43 mil famílias como clientes no ano passado.
Se a oportunidade é grande para empresas consolidadas, ela é maior ainda para novas empresas, mais dispostas a romper com as tecnologias existentes e oferecer soluções radicalmente melhores. No setor brasileiro de construção, há o exemplo da TecVerde, do empreendedor Caio Bonatto. O cliente escolhe sua casa pela internet, recebe ela pronta em 3 meses e gasta 50% menos na conta de energia, pagando o equivalente a  uma casa convencional. Para a TecVerde, isso só é possível por conta da sustentabilidade: são 85% menos resíduos, ou seja, menos desperdício de material na construção.
3. Motivar funcionários a um desempenho superior
Em um discurso recente, o CFO da UPS, Kurt Kuehn, contou que a empresa de logística formou uma equipe para inventar uma opção de transporte neutra em emissões de carbono. O time queria ser o primeiro a lançar tal solução no mercado e superou uma série de barreiras institucionais típicas de empresas grandes. Como resultado, o produto saiu em 9 meses, menos da metade do ciclo normal, que dura de 18 a 24 meses. “As pessoas se empolgam com essas coisas e se envolvem pessoalmente para fazer acontecer”, diz Kuehn. Essa é uma das razões pelas quais ele hoje dá muita atenção à sustentabilidade.
4. Conquistar a preferência dos investidores e financiadores
O movimento por investimentos responsáveis não é novo. Desde 2002, bancos incluem questões socioambientais em suas análises de risco, em especial em grandes financiamentos e em setores chave como mineração, óleo e criação de gado. Fundos previdenciários, que precisam garantir a segurança de seus investimentos por décadas, seguiram o mesmo caminho.
Um pouco mais recentes são os investimentos socioambientais movidos pela oportunidade de ganhar dinheiro. Entre 2007 e 2012, US$ 3,6 trilhões foram investidos pela iniciativa privada, de acordo com a Ethical Markets. Um exemplo é a KPCB, uma das maiores empresas de venture capital do Vale do Silício, muito conhecida por seus investimentos na Google e na Amazon. Em 2008, a empresa criou um fundo de US$ 1 bilhão para investir em tecnologias verdes, uma de suas quatro prioridades atuais.
Os números e exemplos acima falam por si e mostram que sustentabilidade é um tema cada vez mais comum entre executivos e empreendedores. A partir de agora, essa coluna mensal vai trazer casos práticos e apresentar ferramentas de implementação que podem auxiliar o seu negócio a se tornar melhor e mais lucrativo. Acompanhe!

Gabriela Werner é sócia fundadora da Sustentabilidade na Empresa, consultoria que auxilia empresas a integrar sustentabilidade na estratégia do negócio.

Quem vai de transporte público? Websérie Cadê - Episódio 3

Resumo Expedição Ártico com Alejandro Sanz

      
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