segunda-feira, 28 de abril de 2014

Instituto Oncoguia



Informativo Edição 54/2014
Instituto Oncoguia lança página especial sobre Radioterapia

A Radioterapia é uma das principais formas de tratamento para o câncer. Dois em cada três pacientes oncológicos são tratados com radioterapia, isoladamente ou em combinação com outros métodos terapêuticos, como cirurgia e quimioterapia. Conheça a nossa página especial sobre o tema e tire as suas dúvidas.
O que é radioterapia?
A radioterapia externa ou convencional consiste em irradiar o tumor com doses fracionadas para destruir ou inibir o crescimento das células tumorais.
Os diferentes tipos
A radioterapia pode ser administrada de duas formas diferentes: radioterapia interna ou externa. Entenda a diferença entre os tipos.
Prós e Contras
A radioterapia pode ser utilizada para tratar muitos tipos de cânceres. Conheça os benefícios e riscos deste tipo de tratamento.
Perguntas para fazer ao médico
Separamos perguntas chave que poderão lhe ajudar a compreender o tratamento radioterápico e seus efeitos colaterais.
Efeitos tardios
Tratamentos contra o câncer podem provocar efeitos colaterais a longo prazo. Veja os efeitos adversos que podem surgir em decorrência da radioterapia.
Resposta à Radiação
Cada tecido do corpo responde de maneira específica à radiação. Mucosas, por exemplo, são mais sensíveis ao tratamento radioterápico.
Pós tratamento
Após o término do tratamento radioterápico, alguns pacientes são acompanhados pelo radioterapeuta por um período de 4 a 6 semanas.
Veja mais
PERGUNTAS E RESPOSTAS Um espaço com os principais questionamentos apresentados por pacientes que devem realizar a radioterapia como parte de seu tratamento. Confira.
ORIENTAÇÕES PRÁTICAS Tomar sol durante a radioterapia está mais do que proibido! Veja outras orientações fundamentais para garantir o sucesso e evolução do tratamento.
PLANEJANDO O TRATAMENTO Ao planejar o seu tratamento, o radioterapeuta usará todas as informações obtidas durante o seu diagnóstico. Ele também pode solicitar alguns exames adicionais.
Acesse a rede social do Instituto Oncoguia http://www.meuoncoguia.org.br
http://www.oncoguia.org.br

Nenhum comentário: