terça-feira, 15 de abril de 2014

Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual

É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja filosofia é sustentada pela crença no potencial humano e no direito às oportunidades para seu desenvolvimento integral. Foi fundada em 1991, por um grupo de profissionais com experiência na área da deficiência visual e pelo casal Victor e Mara Siaulys, pais de uma jovem cega, conscientes da falta de serviços especializados para esta população.
Presta serviços de caráter socioassistencial por meio de: Atendimento - serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência (incluindo idosos) e suas famílias; Assessoramento e Defesa e Garantia de Direitos.

O Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual desenvolve um trabalho em parceria com a família, escola, empresas e comunidade em geral para promoção do processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, em uma perspectiva sociocultural, assistencial, educativa, psicossocial e ecológica. Dessa forma o Centro está dividido em dois setores:
Programa de Atendimento Especializado à Criança e ao Adolescente (CTO) 
- de zero a 20 anos e 11 meses
Programa de Atendimento Especializado ao Jovem e ao Adulto (PROCEJA) 
- a partir de 15 anos
Laramara ocupa três edifícios em cerca de 10.000 metros quadrados, sendo dois dedicados às atividades diretas do serviço. A concepção arquitetônica foi baseada nas necessidades específicas das pessoas com cegueira e baixa visão e tem servido de referência para muitos profissionais que buscam ideias para adaptações de prédios e espaços públicos. Os espaços são sinalizados com pisos podotáteis e têm portas, cantos, armários e materiais identificados em braille e em tipos ampliados, além de objetos representacionais. Contam com áreas de uso comum como o Centro de Integração e Convivência da Família, o Centro de Recursos Específicos (equipamentos e recursos de tecnologia assistiva), a casinha de Atividades de Vida Autônoma, um ateliê de artes plásticas, um auditório, uma brinquedoteca, uma piscina, e cerca de 35 salas de atendimento direto aos usuários entre outros.
Ao longo de seus 22 anos de existência, atendeu cerca de 10.000 famílias vindas de todo o Brasil e do exterior. Atualmente, tem 600 crianças, jovens e adultos integrados em algum tipo de programa ou serviço. Possui 295 funcionários, sendo 13 deles com deficiência visual, e conta com o apoio de muitos voluntários.

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